Travel

Travel: Thailand – Bangkok

BANGKOK

Saímos cedíssimo de Chiang Mai, desta vez pela companhia low-cost Thai Lion Air. Foi a melhor maneira de sair da cidade, acompanhada por um lindo nascer do sol. Convém dizer que há hipótese de voltar para Bangkok por comboio e foi exactamente isso que a metade do nosso grupo fez. O bilhete pode ser comprado com antecedência, que é sempre o recomendável, ou então no próprio dia. Relembro que fomos muito bem recebidas no Si Phum Hotel e eles tiveram o amável cuidado de ir comprar os bilhetes de comboio já que tínhamos ido visitar os elefantes logo no início da manhã. Impecável!

We left Chiang Mai early in the morning and flew black to Bangkok by Thail Lion, a low-cost airline. It was the best way to leave the city having a bonus of a perfect sunrise. Nevertheless, you can go back to the capital by train and that was exactly what the other half of our group did. The ticket can, and must, be bought in advanced or on the day of the travel. As I said in the last post, we had an amazing experience at the Si Phum Heritage Hotel, and since we had to leave early that day to visit the elephants, they were kind enough to buy the train tickets for them. Pretty special!

Si Phumthai lion

Chegamos a Bangkok pelas 8h da manhã e fomos de UBER para o Hotel. Durante a viagem já podíamos apreciar toda a mescla entre o moderno e o antigo, com imensos arranha-céus e templos pelo meio. A capital, com cerca de 9 milhões de habitantes, é uma vibração de culturas, carros, tuk tuk, motas, metro, locais, turistas (muitos turistas), lojas, centros-comerciais, quiosques de ruas, hotéis de luxo, hostels,… É uma cidade com um pouco de tudo!

We arrived in Bangkok by 8am and took an uber to the Hotel. On the way there we enjoyed the mix between the old and the modern, with skyscrapers and temples in between. With around 9 million inhabitants, Bangkok is a vibration of cultures, cars, tuk tuk, motorcycles, locals, tourists (plenty of tourists), shops, shopping centers, street food,… It’s definitely a big city.

SUKHUMVIT

Depois de uma exaustiva procura por hotéis, decidimos ficar hospedadas no Citrus Sukhumvit 13, pela localização, pela piscina, por ter pequeno-almoço incluído e, claro, pelo valor. Se recomendo? Não, de todo! Tivemos realmente uma má experiência, pode ter sido um acaso, é verdade, mas ter os lençóis com retalhos cozidos à mão, a casa de banho com o vidro completamente sujo, o menu do Room-Service ainda com migalhas, o ar condicionado ter avariado a meio da noite e ter deitado água em cima de nós enquanto dormimos e ter, depois, um colaborador do hotel a arranjar enquanto dormimos num canto da cama – sem um pedido de desculpa pela situação ou qualquer mensagem sobre o que tinha acontecido, só um “So..?” (“E…?”) do responsável do front-office enquanto explicava o que tinha acontecido -! Para terminar, uma barata no meio do buffet do pequeno-almoço. Bem, por tudo isto é que não recomendo.

After an exhaustive hotel search, we decided to stay at the Citrus Sukhumvit 13, due the location, the pool, the included breakfast and, of course, the value. If I can recommend it? No, not really! We had a bad experience, which I know that we could be a bad luck case, but: the sheets were in bad condition, the window of the bathroom was completely dirty, the room-service menu still had crumbs from the previous guest… But the worst part was the air conditioner that broke down in the middle of the night and poured water all over one bed while we were sleeping. We had an hotel employee fixing it while we tried to sleep in one bed! All without an apology for the situation or anything, actually, about what had happened, just one simple “…so?…” from the head of front-office! Finally, a cockroach in the middle of the breakfast buffet… That’s why I don’t recommend it!

Citrus

Depois de conhecer um pouco melhor a cidade, e se alguma vez voltar, não fico na zona de Sukhumvit mas sim em Siam. Perto do hotel fica um bom centro-comercial, o Terminal 21, mas se é para isso há o metro (BTS), o MRT, ou os tuk tuk que são rapidíssimos e baratos e vão a qualquer lado. Mas sair do hotel e só encontrar ratos, não muito obrigada! Confesso que entrei em pânico, andavam no meio de nós como se nada fosse! Além do lixo a cada três metros e imensas pessoas a andar nos passeios, foi uma experiência que evitei repetir nos restantes dois dias.

After exploring the city, I can know say that if I ever come back I would probably stay in Siam area and not in Sukhumvit. Near our hotel we had a great shopping center, the Terminal 21, but the metro (BTS), the MRT, the Tuk Tuk will take anywhere you want to, in a fast and cheap way. But seriously, leaving the hotel and finding rats walking among us – like a regular thing – wasn’t for me, at all! I must confess that it blew my mind! It was an experience that I tried to avoid on the next couple of days.

TERMINAL 21 ITERMINAL 21

Com três dias e meio para explorar Bangkok, a melhor escolha é sem dúvida os tuk tuk. Depois de fazermos o check-in, aproveitamos para conhecer o Benjakitti Park, um espaço verde que faz contraste com toda a poluição e engarrafamentos da cidade. Voltamos para Asok e fomos de metro até o Shopping Emquartier  onde almoçamos no Food Court, que é realmente o melhor que podemos fazer! A qualidade é excelente, super económico e os espaços são, por norma, incríveis! Aproveitamos a tarde para conhecer toda aquela zona.

With three and a half days to see the must as we could, the best transport is the tuk tuk. After checking at the hotel, we took a walk to visit the Benjakitti Park, a green park that contrasts with all the pollution and traffic jams of the city. We retuned to Asok and went by the BTS to Emquartier Shopping, where we had lunch at the Food Court. It’s the best we can do: the quality is excellent, super economical and the spaces are incredible and cool (with great air conditioner)! We spent that afternoon enjoying the area.

Khlong Toei

bus bangkok BENJAKITTI PARKBENJAKITTI PARK I pork with riceday market

Nos segundo dia fomos de táxi até o emblemático Wat Pho, um templo Budista que é considerado um dos mais importantes e ícones da Tailândia. A entrada é de 100 baht e convém ir logo de manhã, antes das excursões chegarem, para poder desfrutar de toda a beleza do local e da exuberante estátua de 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, Phra Buddha Saiyas, o Buda Reclinado. Para terminar a manhã, o que pode e deve(!) ser feito, é uma massagem no local, na Watpo Thai Traditional Massage School! No mínimo rejuvenescemos!

On the second day, we took a taxi to the iconic Wat Pho, a buddhist temple, which is considered as one of the most emblematic and important of Thailand. The entrance fee is 100 baht and you must try to go the first thing in morning, before all the tourist tours arrive, so you can enjoy peacefully the exuberant statue of 46 meters long and 15 meters high: The Reclining Buddha, Phra Buddha Saiyas. To wrap up this glorious morning, you can have a thai massage at the Watpo Thai Traditional Massage School! I truly recommend it!

WAT PHOWAT PHO I WAT PHO IIIWAT PHO IIII WAT PHO IVWAT PHO V WAT PHO VIBUDA RECLINADO

No início da tarde, visitamos o Grande Palácio e passeamos na rua Ratchadamnoen Klang até ao Monumento da Democracia. Como o calor já era insuportável fomos de tuk tuk para a China Town, a incrivelmente movimentada China Town. Com imenso barulho, pessoas, cheiros, carrinhos de comer constantemente a passar por nós, tanto para ver e absorver, que chegava a ser um desafio ao nosso cérebro ter de reter tudo o que estava a acontecer. Foi um dos mais incriveis exercícios mentais que tive de fazer até hoje, para conseguir “descer à terra” de tanta a confusão que foi naquele momento. Para mim, foi melhor de Bangkok.

We visited the Grand Palace wand strolled along the Ratchadamnoen Klang Road to the Democracy Monument. As it was really hot, we took a tuk tuk to go to the China Town, the incredibly busy China Town. With so much noise, people, smells, food carts, so much to see and absorb, that it was an unbelievable challenge to see and retain everything of what was going on. For me, it was the best part, and moment, of Bangkok.

bangkok IIIbangkok II bangkok palaceRatchadamnoen Klang Rattanakosin Exhbition Hall

DEMOCRACY MONUMENT CHINA TOWNCHINA TOWN I CHINA TOWN IIICHINA TOWN IV CHINA TOWN V

Mais uma voltinha de tuk tuk para voltar ao hotel (a verdade é que andar de tuk tuk é o melhor que se pode fazer em Bangkok! Acreditem que é, só por si, uma diversão autêntica!) para depois ir para Siam, jantar no food court do Siam Center, e passear nesta zona que é, pelo que vi, uma das mais limpas e organizadas da cidade.

Loved the tuk tuk experience! So crazy and funny that it’s easily one of the best highlights of this trip. We went to Siam to grab something for dinner, at the Siam Center Food Court. We then had a walk in that Siam block and, for what I’ve seen, it’s one the cleanest and most organized areas of the city.

FOOD COURT

No terceiro dia pedimos pelo hotel um taxi para nos levar até Damnoen Saduak e Samut Songkhram. Damnoen Saduak fica a 1h30 de carro do centro de Bangkok e é famoso pelo seu mercado flutuante que está aberto todos os dias. É uma oportunidade única de deslindar esta cultura, qua apesar dos incontáveis turistas, ficamos com uma abrangente noção deste tipo de mercados.  Nota 1: regatear sempre o preço do barco! Digamos que de 2000 baht/pessoa ficou a 400 baht/pessoa num barco a motor, num passeio de 40 minutos.

On the third day we asked our hotel to book us a taxi to take us to Damnoen Saduak e Samut Songkhram. Damnoen Saduak is 1h30 drive away from the center of Bangkok and it’s famous by its floating market, which is open every day. It’s an unique opportunity to discover this culture. Despite the countless tourists, we can have a great idea of these kind of markets, what and how they sell products. Note 1: You must really bargain everything, even for the boat. Let’s say that the fee was firstly 2000 baht and we bought it for 400 baht, in a motor boat in a 40 minute ride.

RIVER DAMNOEN SADUAKDamnoen Saduak MARKET Damnoen Saduak MARKET I

De seguida fomos até Samut Songkhram Province para conhecer o Maeklong Railway Market, mais conhecido como o Train Market, já que o mercado é mesmo na linha de comboio. Além dos cheiros intensos e da incrível oferta de comer e peixes, é incrível saber que passa aqui um comboio e sem afastarem nada, a não ser os toldos! Nota 2: pedir no hotel, se for o caso, para escrever e confirmar o que queremos e horas, pois tivemos de voltar para Bangkok sem ver o comboio passar, pois o taxista tinha de voltar. Digamos que foi um grande falhanço! Fica, sem dúvida, para uma próxima!

We then went to the Samut Songkhram Province, so we could visit the Maeklong Railway Market, the train market. Besides the intense smells and the incredible food offer, it can be quite unbelievable to know that a train goes right through it! Note 2: if you book a taxi in your hotel, ask for them to write down what you want to see and the hours that is booked. We didn’t’ do this and our taxi driver had to return to Bangkok as soon as he could, so we missed the train! Such a big flop! Oh well, if I ever go back there I can’t miss it!

Samut Songkhram TRAIN MARKETTRAIN MARKET 2 TRAIN MARKET 3TRAIN MARKET 5 TRAIN SCHEDULE

Ao por-do-sol estávamos no hotel Lebua at State Tower a maravilhar Bangkok de uma perspectiva totalmente diferente e vale toda a pena ir a qualquer Sky Bar da cidade para ter esta vista. O Lebua tornou-se num lugar mítico por ter sido o cenário de algumas cenas do filme The Hangover Part II (A Ressaca 2). O hotel é realmente um luxo e daí a consistente insistência para consumir! Mas se vale a pena? Vale, nem que seja pela premissa de: “é uma vez na vida”!

At sunset we were at the Lebua Hotel at State Tower, to marvel Bangkok from a totally different perspective. If you have the chance, try to go to a Sky Bar so you can see the city from above. Such a different vibe! The Lebua became a famous tourist place, all because it was the background of a few scenes from The Hangover Part II. The luxury hotel is stunning and as soon as you arrive up there they will insist that you must consume… But, is it worthy it? Definitely, is a “once in a lifetime” experience.

LEBUA HOTEL LEBUA HOTEL SKY BARBANGKOK NIGHT

No último dia fomos até à rua mais conhecida por ser dos backpackers, a Khao San Road. Para quem viu o filme The Beach, A praia, sabe que este é o centro de muitos hostels, lojas, internet cafes, restaurantes, livrarias, tattos, e muito mais! Mas, mais uma vez, o Leonardo não estava por aqui…

On the last day we went to the backpackers street, the Khao San Road. If you ever watched The Beach movie, you will recall it for being the center of many hostels, shops, internet cafes, restaurants, bookstores, tattoos shops, and so much more! But, once again, Leonardo wasn’t there!

Khao San RoadVICTORY MONUMENT BANGKOK BANGKOK 2

Há muito para descobrir em Bangkok e se ainda quiserem, podem reservar uma parte de um dia e visitar Ayutthaya que fica um pouco mais de 1h de carro de Bangkok. Conhecida pelos locais como Krung Thep, Bangkok é realmente uma grande capital asiática e para quem conhecer um pouco da cultura terá de estar realmente preparado para andar muito, ter imenso calor, ver coisas que não queria ver e conseguir desfrutar do melhor que a cidade tem para oferecer, porque tem.

There is plenty to discover and do while in Bangkok. If you can, try to visit Ayutthaya, which is a little over 1h drive away from Bangkok.

Known by the locals as Krung Thep, Bangkok is definitely a great asian capital. If you want to explore it, you must be prepared do walk a lot, with high temperatures, see things that you don’t like, and, finally, enjoy the best that the city has to offer, because it truly has.